Eu espero que você volte, mas, isso não significa que não vou abrir espaço para outras pessoas. A porta vai estar sempre aberta, mas, talvez a casa já esteja ocupada.
— Orquestrando.
Mas quer saber? Mulher que bomba dispensa homem sem coragem! Mulher de verdade assusta! Uma grande mulher não precisa de homem para se destacar, mas para ser um grande homem com certeza precisa-se de uma grande mulher.
Tati Bernardi
Me faz um favor? Um não, dois. Primeiro: Se ame mais, segundo: aprenda à esquecer quem não te valoriza.
Cartas da Julieta
Acende outro cigarro, o maço um pouco mais vazio. A facilidade com que podia tirar o cigarro do maço. Queria que também tivesse pelo menos um problema a menos nas costas. Mas as coisas não funcionam desse jeito, era o que ele vivia dizendo pra ela.
A luz vermelha do sinal de pedestres começava a piscar sempre que ela pisava na faixa. Não foi diferente dessa vez. Mas não apressou o passo; que passem por cima de mim se quiserem. Já faz um tempo que eu deixei de me importar.
Subiu na calçada, começou a descer a rua. Não sabia o nome dela, não fazia diferença. Era mais uma daquelas calçadas cheias de bares de ambos os lados, de um dos tantos bairros boêmios daquela cidade louca. Não que a existência de tantos bares fossem o propósito de ela ter escolhido aquela rua para caminhar em um domingo à noite. A questão é que eles estavam apinhados de pessoas barulhentas que não lhe prestavam o mínimo de atenção. E era tudo o que ela queria ser naquele instante. Apenas uma garota de jeans, tênis e camiseta rasgada com um cigarro na mão atravessando com alguma dificuldade as calçadas infestadas por garotas de vestidos curtos e saltos altos. Uma garota que obviamente não pertencia àquele lugar. E provavelmente a lugar algum.
"Ah, mas pra mim, é indiferente. O que você preferia? Que eu fosse indiferente ou que eu te odiasse?". Nenhum dos dois, porra. Como você pode ser escroto a esse nível? Eu tomaria um tiro por você. Ou daria um tiro por você. Ou daria um tiro em você. Já não sei o que é mais provável.
É claro que "as coisas não funcionam desse jeito", como ele vivia dizendo pra ela. Contos de fadas são pra crianças, cinderela compulsiva. Você não foi embora à meia-noite, foi embora às cinco horas da manhã. Queria que aquela noite não tivesse acabado. Queria que aquela noite não tivesse existido.
Um cigarro a menos no maço, há quanto tempo ela estava descendo aquela rua? A amiga do outro lado da linha estava preocupada ontem à tarde. "Você sabe que não te faz bem. Por que esse tendência tão autodestrutiva? Tenta ser um pouquinho forte, por favor. Esse amor te faz tão mal, você merece coisa tão melhor, você não tem que sofrer assim". Ela só respondia com silêncio.
Talvez se ela tivesse ido embora à meia-noite e perdido o sapatinho de cristal, e não ido embora às cinco com as sandálias na mão e exultante de felicidade e culpa e prazer clandestino por estar sofrendo e por saber o fim desse capítulo como ela sempre soubera o fim de todos os outros capítulos em que o personagem principal era ele embora quem contasse a história era ela.
Não que ela se iludisse. Nem um pouco. O que ela gostaria de responder pra amiga, mas não tinha coragem de admitir em voz alta, é que preferia essa dor agridoce que ele trazia do que não sentir nada.
Um cigarro a menos no maço. E amanhã eu tenho que tá na porra daquele escritório às oito da manhã e ficar sorrindo praquela gente chata. Deixar a minha blusa rasgada de lado e colocar uma roupa social que com certeza as garotas dos vestidos curtos e saltos altos dos bares aprovariam. Aliás, onde estavam os bares? Ela tinha andado demais.
Achava que fazendo toda a cena cinematográfica ao descer aquela rua num domingo à noite conseguiria chegar a uma epifania qualquer e tomar uma decisão, mudar o rumo daquela história de clima doentio e pobre. Como se fosse no cinema. Ou nos livros. Ou nas músicas. "Mas as coisas não funcionam desse jeito", era o que ele vivia dizendo pra ela.
"Mas é isso aí. Agora você vai, lava o seu rosto de misericórdia e compra mais uma dúzia de fichas para jogar na roleta do amor. Se alguma delas vai vingar? Não sei. Mas aí é que está a graça. Afinal, como já dizia Oscar Wilde, "the mistery of love is greater than the mistery of death" (ou "o mistério do amor é mais intrigante do que o mistério da morte"). E que aprendamos a conviver com isso."
Tati Bernardi
"Desistir? Eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério. É que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça."
- Cora Coralina
Preste atenção querida, do amor tu herdarás só o cinismo.
Cartola
Tenho medo de terminar sozinha. Tenho medo de ser sempre amiga, irmã e confidente, mas nunca o ‘tudo’ de alguém.
Tati Bernardi
Queria que você gostasse de mim por mim. Caótico, distraído, perigosamente despreocupado. Meio despenteado, tão preocupado com coisas vagas. Queria que você também se encantasse com minhas imperfeições.
Caio Fernando Abreu
Caio Fernando Abreu
Nada é mais igual do que: “dessa vez vai ser diferente”.
Tati Bernardi
"Mas é que às vezes você me perde. E me ganha de novo. E me perde. E, sei lá, isso fode com a minha cabeça."
Mariana Navarro
”Tenho tido bons momentos e todos os dias Deus me dá uma alegria que ameniza qualquer desespero. Paciência deve ser o meu aprendizado agora… Aceito e agradeço."
Marla de Queiroz
"Então, faça um pedido. Fez? Ótimo. Agora acredite nele. Com todo o seu coração."
Você não pode me ligar e dizer que sente minha falta. Eu não quero ter esse tipo de conversa pelo telefone. Você não pode me enviar mensagens, nem e-mails, nem deixar recados no meu facebook. Se você sente mesmo minha falta, precisa crescer, botar o pé no caminho e vir aqui me ver.
Sexo sem Compromisso.
Você nunca foi um príncipe. Mas obrigada por ter me feito perceber que, sou sim uma princesa e no meu reino querido, sapo não entra!
Tati Bernardi
“As coisas tem que passar, os dias têm que mudar, os ares têm de ser novos e a vida continua, com ou sem qualquer um.”
- Caio Fernando Abreu
“Sem rancor, sem saudade, sem tristeza. Sem nenhum sentimento especial a não ser a certeza de que, afinal, o tempo passou…”
- Caio Fernando Abreu.
Tati Bernardi
Duas vezes eu quase morri de saudades de você. Uma quando eu vi Closer e lembrei que o amor, como deveria, não existe. E outra quando escutei sem esperar “Quem te viu, quem te vê” e lembrei que você era um pedaço charmoso de tudo o que o mundo e a vida têm de mais charmoso. Doeu lembrar ou aceitar que esse pedaço não existe mais nem no predinho azul e nem no sofá azul. Neste dia você finalmente morreu, e eu chorei de luto sem teatro, de luto não atual, de resto de luto. De um luto morto.
Você namora, casou, sei lá, com a menina de bolsas e saias bonitas que não tem cara de louca. E essa é a minha vingança, porque eu sei que você é mais feliz sem loucura, mas a felicidade e a normalidade não existem. Eu ainda acho que a gente tinha alguma verdade que faz você, nem que seja a cada 100 anos, arranhar um Chico Buarque em meu luto. Um luto cheio de vida.
Vez ou outra chegam aqueles seus emails que você responde por educação e são cheios de frases quase íntimas envoltas pela maior frieza do mundo. É como se a cada letra você reafirmasse que somos amigos cheios daquela inteligência de camaradas descolados e bem resolvidos que, como tudo na vida que ainda respira e tem cor, seguiram em frente.
Sim, somos isso mesmo, claro. Mas eu caguei para tudo isso e fico com o seu abraço naquele fim de festa estranho em que você foi o dj e, para a minha surpresa, me fez matar a saudade do meu mundo.
Eu fico com as danças que sem nenhum medo das críticas eu improvisei para o nosso espaço no universo. Dancei como uma bailarina que volta a funcionar milagrosamente, e pela última vez, numa caixinha de música quebrada.
Eu fico para sempre com o que você plantou em mim, essa erva do mal. Você sabia que me tornei uma mal-humorada-pseudo-intelectual totalmente insuportável e crítica? Você ao menos era culto de verdade.
Você está bem onde está, eu estou bem onde estou. Mas, como aconteceu naquele dia na praia, em que eu passei indo com meu novo amor e cruzei você vindo com seu novo amor, não tem como a gente não olhar para trás.
João e (a velha) Maria, Tati Bernardi.
O fim do amor é ainda mais triste do que o nosso fim. Meu amor está cansado, surrado, ele quer me deixar para renascer depois, lindo e puro, em outro canto, mas eu não quero outro canto, eu quero insistir no nosso canto.
Tati Bernardi
Tudo é uma questão de humor e de atitude: mude. Deixe de colocar sua felicidade na mão dos outros.
Martha Medeiros.
Eu não vou te pedir nada. Não vou te cobrar aquilo que você não pode me dar. Mas uma coisa, eu exijo. Quando estiver comigo, seja todo você. Corpo e alma. Às vezes, mais alma. Às vezes, mais corpo. Mas, por favor, não me apareça pela metade. Não me venha com falsas promessas. Eu não me iludo com presentes caros. Não, eu não estou à venda. Eu não quero saber onde você mora. Desde que você saiba o caminho da minha casa. Eu não quero saber quanto você ganha. Quero saber se ganha o dia quando está comigo.
Caio Fernando Abreu
Você me deu todos os motivos para desistir. Eu te darei todos os motivos para se arrepender.
Tati Bernardi
♫ "... eu já tenho quase 30. Acabou a brincadeira e aumentou em mim a pressa de ser tudo o que eu queria (...) Tenho sonhos adolescentes mas as costas doem. Sou jovem pra ser velha e velha pra ser jovem. (...) E há pouco tinha quase 20, tantos planos eu fazia. E eu achava que em 10 anos viveria uma vida e não me faltaria tanto pra ver. (...) Sou jovem pra ser velha e velha pra ser jovem, e me falta tanto ainda" ♫
(Aquela dos 30 - Sandy)
Não precisa ter medo porque Eu Sou o Seu Deus. Eu lhe darei forças; eu vou ajudar a manter você em pé, firme…
Isaías 41:10.
Eu apenas queria que você soubesse
Que aquela alegria ainda está comigo
E que a minha ternura não ficou na estrada
Não ficou no tempo presa na poeira
Eu apenas queria que você soubesse
Que esta menina hoje é uma mulher
E que esta mulher é uma menina
Que colheu seu fruto flor do seu carinho
Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta
Que hoje eu me gosto muito mais
Porque me entendo muito mais também
E que a atitude de recomeçar é todo dia toda hora
É se respeitar na sua força e fé
E se olhar bem fundo até o dedão do pé
Eu apenas queira que você soubesse
Que essa criança brinca nesta roda
E não teme o corte de novas feridas
Pois tem a saúde que aprendeu com a vida
“Tô suave, tô falando de coisas bonitas. Imaginando paisagens, otimista. Deixando as dúvidas pra depois. Iluminando a sorte. Uma força maior me protege e diz que o sonho não morre assim. Tem uma coragem que grita e acredita até o fim."
Saulo Fernandes
Tem que ter coragem de olhar no fundo dos olhos de alguém que a gente ama e dizer uma coisa terrível, mas que tem que ser dita. Tem que ter coragem de olhar no fundo dos olhos de alguém que a gente ama e ouvir uma coisa terrível, que tem que ser ouvida. A vida é incontornável. A gente perde, leva porrada, é passado pra trás, cai. Dói, ai, dói demais. Mas passa. Está vendo essa dor que agora samba no seu peito de salto agulha? Você ainda vai olhá-la no fundo dos olhos e rir da cara dela. Juro que estou falando a verdade. Eu não minto. Vai passar.
Caio F.
"Então delete, tudo aquilo que não valeu a pena. Quem mentiu, quem enganou seu coração, quem teve inveja, quem tentou destruir você, quem usou máscaras, quem te magoou, quem te usou e nunca chegou a saber quem realmente você é."
Caio Fernando Abreu.
"Chega, chega. Pra que isso? Se ele estiver com alguém agora, e daí? Ele e eu não temos nada a ver, certo? Porque era bom e tal. Aliás, meu Deus, como era bom. Mas não era bom pra ficar junto, certo? Então pronto. Chega. Adulta, adulta."
Tati Bernardi
“Rasguei sua alma e pus no fogo
Não assoprei
Não relutei
Os buracos que eu cavei
Não quis rever”
As Palavras – Vanessa da Mata
Sou egoísta, impaciente e um pouco insegura. Cometo erros, sou um pouco fora do controle e às vezes difícil de lidar, mas se você não sabe lidar com o meu pior, então com certeza, você não merece o meu melhor.
Marilyn Monroe
" Você queria tudo rápido demais. Eu só podia te oferecer o pé, mas você queria a perna inteira. E eu te daria as duas pernas se preciso fosse. O problema era que você não merecia. Não ainda. Eu falava em jantar no próximo sábado, enquanto você planejava o nosso casamento. As coisas não são assim. Dê tempo ao tempo que eu me dou a você, quem sabe. Não pula o presente e vai logo pro futuro. Eu ainda quero viver o hoje. Talvez, quem sabe, possamos pensar - juntos - em algo além do próximo mês. Uma viagem, quem sabe? Mas você fala em filhos. E em empregada pra nossa casa. Meu Deus, você fala em casa. E eu continuo aqui, querendo saber quando vou receber o meu próximo salario, apenas. Nós poderíamos dar certo se você não corresse nos trilhos. Não te falaram que andar neles é mais cuidadoso? Eu não quero cair. Você também não. Então, pra que escrever de caneta algo que podemos começar à lápis? Vamos com calma. Inspire ar para os pulmões. Agora, expire. Viu? Tudo no seu tempo e nós no nosso. É simples. É a regra. É a lei da vida: você quer e pode ter, basta merecer. Enquanto você praticamente gritava nas entrelinhas “me ama, porra!”, eu respondia no mesmo alto e bom som: “então me cativa, caralho! "
“Por fim entenda que você pode ser uma pessoa super charmosa, educada, inteligente ou qualquer outro adjetivo, mas se a outra pessoa não for equivalente ela não irá perceber o quão valiosa você é.”
- Frederico Elboni.
“Você não sabe
E nunca procurou saber
Que quando a gente ama
Prá valer
Bom é ser feliz e mais
Nada! Nada!...”
Então não desiste, sorria. Você é mais forte do que pensa e será mais feliz do que imagina. O medo a decepção, a tristeza, a raiva são só sentimentos, são só momentos e momentos chegam ao fim. Isso chegará também. Não tem como encontrar a felicidade sem ter passado pela tristeza. Pense nisso, não é hora de se deixar abalar.
Tati Bernardi.
Eu sei que tem meia dúzia por aí que não gosta de mim. Mas sei também que não é por elas que eu estou aqui na terra. A vida é tão curtinha pra gente ter que se preocupar em agradar meio mundo, tô pra dizer que tô sem tempo até pra calçar o sapato, quem me dera para bajular mal-amados. Vão me desculpando, mas não tenho saco para isso não. Gosta de mim quem se encanta com o meu sorriso, quem entende a minha alma. Se o resto não quer, o resto que procure uma sombra de árvore bem longe de mim para se arranjar.
Poetizar flores
"Me dei, me dei… Mudei. E você, o quê? Fiz tudo, te dei o meu mundo. E você o quê? Joguei, lutei, arrisquei, amei! Gostei, um amor maior: impossível. E você o quê? Ultrapassei meu íntimo. Fechei meus olhos, os olhos da alma. Decidi ignorar meus padrões. Ocultei minhas raivas, algumas vezes não deu, disfarcei meus ciúmes, amaciei minhas mágoas. Sua voz me tranquilizara, teu sexo me domava. Fiz como pude e como não pude. Do seu jeito fui levando, algumas vezes amor próprio me faltou, mas eu só queria seu amor. Por inúmeras vezes te amava mais do que o tudo… E pergunto: E você ? O quê ? Armei sua lona, fiz seu circo, pintei seu mundo. Fiz de você meu primeiro. Usei suas cores, anulei as minhas. Aceitei suas verdades intactas, anulei as minhas. E você amor? O quê? O quê você fez? Despedacei meu ego, levantei nossa bandeira. Me julguei egoísta, fui contra a seu favor. Chorei, chorei, chorei até faltar vazio em mim. Fui no fundo, no profundo do meu âmago pra merecer teus carinhos, teus gemidos, tua língua, teu prazer, teu sorriso, tua atenção, teu apreço. Pra me sentir mulher, me fiz criança. Fiz pirraça, cena, novela. Decorei um texto pra nada dar errado. Abri a mente, fiz preces, fantasiei um mundo. Amei teu corpo, teu jeito, teu cheiro, tua sombra, abri meu peito acreditei na gente. Desconfiei muito, mas confiei demais. E você amor? O quê ?
Ouviu minha canção? Abriu o peito? Cortou seus cabelos? Trocou de canal? Falou “aquela” frase? Fez planos pra mim? Escolheu um filme pra nós dois? Foi minha companhia para todos os momentos? Foi a um show? Usou “aquela” blusa? Amou-me de verdade? Pensou em mim? No que construímos? No que alcançamos? Tudo um dia tem fim. Tudo na vida tem volta. Tranquilo você pode ficar, riscos de amar sem ser amado, você não há de correr não. Amor de verdade você não sabe diferenciar. Dizer que vou ser feliz agora? Quem sabe? Dizer que você vai se dar bem? Tomara! Aprendizados são pra vida toda, mas amor unilateral na vida da gente uma só vez é suficiente…"
Tati Bernardi
❝Tem gente que permita-me o bom senso da palavra, devia aprender o que e reciprocidade. Trata-me como palhaço e te tratarei igual. Eu não sou obrigada a ser verdadeira com quem é falso. Você vai ter de mim o que me der. Simples assim. Sim, eu desejaria ser uma pessoa melhor, mas sou humana e isso me basta. Não distribuo flores a quem me dá espinhos, e isso pode me desqualificar em muitos aspectos, porém acho melhor do que toda essa falsidade, e "dois beijinhos" por aí. Aqui é a lei do retorno, aqui se faz, aqui se paga.
Tati Bernardi